ambiente

Ambiente
Setembro 17, 2009 11:00 PM

Com o objectivo de colocar na agenda política as questões ambientais e a urgência de medidas para a defesa do rio Guadiana, o Bloco de Esquerda apresenta as suas medidas para um desenvolvimento sustentável da região, no dia 19 de Setembro, num passeio de barco. O ponto de encontro é às 13h45 no cais de embarque de Vila Real de Santo António.

Ambiente
Julho 15, 2009 11:00 PM

Há uma petição na net que todos devemos assinar

O processo está suspenso, mas não está morto!!!

Ambiente
Junho 30, 2008 11:00 PM

A evidente subida do nível das águas do mar nas praias do sotavento algarvio mostra com clareza o efeito da erosão na costa do Algarve. Entre a Praia Verde e Monte Gordo, o mar subiu pelas areias e, quando a maré enche, deixa muito pouco espaço para as tradicionais sombrinhas e toldos das áreas concessionadas. O mês de Agosto, das multidões que procuram estas praias, será de aperto para conseguir um lugar ao sol.

Ambiente
Julho 14, 2007 11:00 PM

Um comicio-festa com participação de Francisco Louçã, Alda Macedo, Cláudio Torres e João Romão encerrará a Jornada sobre Alterações Climáticas que o Bloco de Esquerda promoveu na sexta feira no Guadiana. O evento realizou-se na Praça Marquês de Pombal e incluiu música portuguesa, com Susana Neves e Luís Conceição.

Ambiente
Junho 25, 2007 11:00 PM

O Bloco de Esquerda vai promover no Guadiana uma jornada de reflexão sobre o impacto das alterações climáticas e a necessidade de criar modelos alternativos de desenvolvimento económico e social. O evento integra-se numa campanha nacional que o Bloco de Esquerda vai promover a partir de Julho sobre este tema e que incluirá acções em todo o país.

Ambiente
Outubro 27, 2006 11:00 PM

O lugar onde nasceu o Guadiana está seco. Também por isso, a secção espanhlola da Greenpeace promoveu uma descida do Guadiana, desde o local original do seu nascimento, perto de Ciudad Real, no centro do estado espanhol, até à foz do rio (junto a Vila Real de Santo António e Ayamonte) mostrando os impactos das barragens sobre o seu caudal, muito significativos em território espanhol (o que faz com que o rio já não tenha a sua nascente no local original) mas reduzidos em Portugal, apesar do Alqueva. 

Opinião

Lamentável que tantos organizadores, apresentadores, comentadores, tudo tão inteligente, tão in e prá’frentex, tenham olimpicamente ignorado o colonialismo e os crimes israelitas, mesmo nas barbas dos assassinatos que, na fúria do momento, estão despudoradamente a cometer sobre as martirizadas populações aprisionadas na faixa de Gaza. O pacóvio deslumbramento de quem pensa que também é gente só porque, lá de longe em longe, os donos disto tudo lhe dão um ossinho a roer, para que eles possam continuar a abancar-se com o porco do dinheiro e do poder, também ajudou bem a esta cegueira indesculpável.

É necessário, investir mais na melhoria dos serviços públicos e na promoção de uma cultura politica virada para a cidadania.  Exigir a manutenção do sector da água no Estado. Criar condições para o envolvimento e auscultação das populações, técnicos e empresários no processo de revisão do PDM que se avizinha. Lutarmos, pela  descentralização administrativa de competências para as autarquias que não ponham em causa as obrigações sociais do Estado  e um tratamento igual para todos os cidadãos, independente do município onde vivam e pela criação de novos mecanismos para que as assembleias municipais sejam capazes de poder cumprir a sua função fiscalizadora da actividade municipal. E retomar o processo de discussão da reorganização das freguesias, consultando as populações, através do referendo local.