ambiente

Ambiente
Setembro 17, 2009 11:00 PM

Com o objectivo de colocar na agenda política as questões ambientais e a urgência de medidas para a defesa do rio Guadiana, o Bloco de Esquerda apresenta as suas medidas para um desenvolvimento sustentável da região, no dia 19 de Setembro, num passeio de barco. O ponto de encontro é às 13h45 no cais de embarque de Vila Real de Santo António.

Ambiente
Julho 15, 2009 11:00 PM

Há uma petição na net que todos devemos assinar

O processo está suspenso, mas não está morto!!!

Ambiente
Junho 30, 2008 11:00 PM

A evidente subida do nível das águas do mar nas praias do sotavento algarvio mostra com clareza o efeito da erosão na costa do Algarve. Entre a Praia Verde e Monte Gordo, o mar subiu pelas areias e, quando a maré enche, deixa muito pouco espaço para as tradicionais sombrinhas e toldos das áreas concessionadas. O mês de Agosto, das multidões que procuram estas praias, será de aperto para conseguir um lugar ao sol.

Ambiente
Julho 14, 2007 11:00 PM

Um comicio-festa com participação de Francisco Louçã, Alda Macedo, Cláudio Torres e João Romão encerrará a Jornada sobre Alterações Climáticas que o Bloco de Esquerda promoveu na sexta feira no Guadiana. O evento realizou-se na Praça Marquês de Pombal e incluiu música portuguesa, com Susana Neves e Luís Conceição.

Ambiente
Junho 25, 2007 11:00 PM

O Bloco de Esquerda vai promover no Guadiana uma jornada de reflexão sobre o impacto das alterações climáticas e a necessidade de criar modelos alternativos de desenvolvimento económico e social. O evento integra-se numa campanha nacional que o Bloco de Esquerda vai promover a partir de Julho sobre este tema e que incluirá acções em todo o país.

Ambiente
Outubro 27, 2006 11:00 PM

O lugar onde nasceu o Guadiana está seco. Também por isso, a secção espanhlola da Greenpeace promoveu uma descida do Guadiana, desde o local original do seu nascimento, perto de Ciudad Real, no centro do estado espanhol, até à foz do rio (junto a Vila Real de Santo António e Ayamonte) mostrando os impactos das barragens sobre o seu caudal, muito significativos em território espanhol (o que faz com que o rio já não tenha a sua nascente no local original) mas reduzidos em Portugal, apesar do Alqueva. 

Opinião

O turismo náutico é um tipo de turismo cada vez mais em moda e com tendência à massificação (…). No caso do projeto para Olhão, em que o porto de recreio e a área de navegação se encontram em plena Ria Formosa, colocam-se todos os problemas ambientais e socio-económicos que daí advêm (…): põe em risco o equilíbrio ecológico da área protegida da ria; (…) põe risco recursos de pesca com papel importante na economia local e qualidade de vida das populações; (…) prejudica a relação visual com a ria e a preservação da imagem global de açoteias e mirantes que identifica a cidade cubista; (…) implica a deslocalização de atividades tradicionais, o que irá destruir modos de vida únicos e autênticos que fazem parte de uma apropriação popular das zonas ribeirinhas (…) (VER ARTIGO COMPLETO NO INTERIOR)

Era uma vez dois príncipes que nasceram muito simpáticos para o povo (…). Um tornou-se rei com todo o aparato, pompa e reconhecimento dos donos do império (…), o outro diz que abandonou a corte mas conspira com castelhanos e afins aspirando lá voltar.  (…) Ser ou não ser rei, eis a questão. Mas cuidado que o descontentamento continua e a república espreita - a populaça quer é qualidade de vida para todos no reino de Olhão! (ver desenvolvimento no interior da página)